Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pascoa Celta - Ostara



Sabbat do Equinócio de Primavera



 
Ostara é o festival em homenagem á Deusa Oster, Senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.


Nesse dia sagrado, os antigos acendiam fogueiras ao nascer do sol, tocavam sinos e decoravam ovos cozidos. Este antigo costume pagão associado á Deusa da fertilidade ainda é praticado por todos os adeptos desta cultura.

Por isso os ovos, símbolos de fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos eram lançados ao fogo como oferenda á Deusa.

Em certas partes do mundo pintavam–se os ovos com cores do equinócio da primavera, como de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-se para honrar ao Deus Sol.

Nos países de origem Celta, nesta época do ano, a Deusa Oster ou Eostre é lembrada e honrada com festivais que incluem flores, cores vivas, ovos e lebres.

As flores e as cores vivas representam a primavera; os ovos representam a possibilidade de uma nova vida; os rituais são feitos em homenagem à Mãe Natureza, que mais uma vez fertilizará seus campos e nutrirá os homens que vivem sobre o seu leito; e a lebre branca é o animal sagrado dedicado à Lua, que simboliza a fertilidade e a Deusa.
No hemisfério sul este ritual deve ser celebrado no inicio da primavera, ou seja em Setembro e não em Março como no Hemisfério Norte. Este ano o Equinócio de Primavera aconteçe no dia 20 de Março no Norte e dia 23 de Setembro.

"Porque a vida precisa de pausas..."Ostara" existe lembrando que podes renovar-te sempre também."
Votos de Pascoa.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário